Bloco Unidos da Cachorra

 

No aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), concentram-se alguns blocos de pré-carnaval que animam os fins de semana antes da chegada da folia. Com as cores laranja e verde, o Bloco Unidos da Cachorra traz pessoas que tocam instrumentos de percução tendo como formação uma bateria. O som é bem elétrico e vai de grandes enredos de escolas de samba cariocas, como Portela, Salgueiro, Mocidade, Mangueira, União da Ilha e Império Serrano a clássicos juninos, até cantores como Lulu Santos, Tim Maia, Jorge Benjor, Caetano Veloso, Djavan, Fausto Nilo, Bob Marley, Skank, O Rappa, Paralamas do sucesso... o repertório é vasto.

O diretor executivo e de bateria, Thiago Lourenço, explica que a formação, com cerca de 150 ritmistas, funciona como uma bateria de escola de samba, onde tocam cuica, agogô, tamborim, chocalho, repique, caixa de guerra ou marcação. "Além dos integrantes da bateria fazem parte também os componentes da harmonia, cavaco, guitarra e voz", conta.

A expectativa para este pré-carnaval é melhor do que ano anterior. "Pretendemos defender o carnaval de rua democrático e gratuito, ocupando espaços públicos sempre com muita alegria, responsabilidade e organização", diz. E pra quem gosta de pop rock vem novidade boa por aí!